Hérnia de disco lombar: conheça 7 exercícios que podem ajudar

A hérnia de disco lombar e os exercícios físicos até parecem algo que não combinam, não é mesmo? Mas quem tem este problema na coluna sabe como o fortalecimento é fundamental para evitar dores na região. Mas quais são as atividades mais recomendadas?

Quando o assunto é hérnia de disco fazer exercícios de fortalecimento, alongamento e até mesmo os aeróbicos ajuda muito a ter uma coluna saudável. Apesar do que muitos pensam, o repouso costuma piorar a situação, agravando ainda mais a dor.

Então, siga conosco neste texto que vamos falar sobre este problema e trazer 7 exercícios que podem ajudar no tratamento.

 

O que é hérnia de disco lombar?

Esta condição atinge mais de 5,4 milhões de brasileiros, de acordo com o IBGE, e surge quando o disco intervertebral da coluna é afetado. Ela ocorre quando há uma protusão ou uma ruptura do disco entre as vértebras.

Quando isso acontece, as raízes nervosas dentro da coluna são comprimidas e ficam inflamadas, causando a dor. Apesar de muitas vezes não apresentar sintomas, ela é uma das causas mais comuns de lombalgia e, quando o problema se agrava, traz problemas como:

- dor lombar;
- dor irradiada para as nádegas;
- formigamento;
- dormência nas pernas;
- fraqueza muscular.

A hérnia de disco lombar tem várias causas, como o envelhecimento, genética, excesso de peso, carregar peso sem preparo, postura incorreta, doenças degenerativas e sedentarismo.

Qual a importância dos exercícios físicos para hérnia de disco lombar?

Você reparou a relação entre hérnia de disco lombar e exercícios físicos? Duas das principais causas desta condição estão ligadas com a falta de atividade física, como a vida sedentária e o excesso de peso. Por isso, esta é a importância de se exercitar.

Os exercícios físicos fortalecem a musculatura que envolve a coluna vertebral, tirando a pressão sobre a hérnia de disco. Isso ajuda não apenas a reduzir a dor, mas também a não agravar a condição da coluna.

Ao pensar em todo o core, é essencial dar força para os músculos abdominais, das costas e dos glúteos, mantendo a coluna vertebral protegida. Para quem não conhece a expressão core, ela se refere aos músculos profundos das regiões lombar, pélvica e abdominal, que mantém a estabilidade.

Conheça 7 exercícios que ajudam a tratar a hérnia de disco!

Em primeiro lugar, antes de falar os sete exercícios, é essencial lembrar em consultar um médico especialista para avaliar sua condição. Além disso, ter um profissional de saúde para te orientar sobre o exercício adequado irá ajudar a evitar a piora da situação.

 

1-      Elevação pélvica

Começando por um exercício fácil e que traz resultados. Deite de barriga para cima, com joelhos dobrados. Depois, é só levantar o quadril em direção ao teto, o que fará a contração do abdômen, glúteos e das pernas. Faça pelo menos 3 séries de 15 repetições.

 

2-      Agachamento

Para os iniciantes, este também é um exercício fácil e muito bom. O agachamento trabalha os glúteos, a lombar e o posterior da coxa. Na execução, faça como se fosse sentar em uma cadeira, lembrando de empinar o bumbum. A postura é o principal nesta atividade, então deixe os pés separados na linha do quadril. Faça também 3 séries de 15 repetições.

 

3-      Alongamento lateral

Este é bom para alongar a região lombar. Em pé, fique com os pés na distância do quadril e com as pernas semiflexionadas. Depois, leve o braço esquerdo sobre a cabeça, inclinando para o lado direito, segurando por uns 10 segundos. Repita o movimento do outro lado.

 

4-      Alongamento de flexão deitado

Fique deitado de costas e puxe os joelhos em direção ao peito. Segure esta posição por 10 a 15 segundos e repita pelo menos 5 vezes. Você pode fazer este movimento segurando os dois joelhos de uma vez ou revezando cada um.

 

5-      Caminhada

Para quem gosta de exercícios aeróbicos, a caminhada é ideal para quem tem hérnia de disco lombar. Ela é de baixo impacto, mas proteja a coluna com uma postura correta e tênis com amortecimento apropriado.

6-      Natação

A natação é um dos aeróbicos mais indicados porque praticamente não tem impacto, além de fortalecer e alongar a coluna, dando maior flexibilidade. Outro ponto positivo é que a água ajuda a relaxar a musculatura.

 

7-      Academia

Com uma orientação profissional correta, a pessoa que tem hérnia de disco pode até fazer musculação ou pilates, por exemplo. O essencial é executar bem os movimentos, fortalecendo as costas e evitando lesão por má postura.

 

Tem hérnia de disco lombar? Exercícios são fundamentais!