O que é bico de papagaio ou osteofitose? Saiba tudo sobre a doença
A osteofitose é uma doença que afeta milhões de brasileiros, mas pouca gente a conhece por este nome. Ela é super comum em pacientes a partir dos 40 anos, principalmente em mulheres, afetando a coluna vertebral. Ela leva um nome curioso: você sabe o que é bico de papagaio?
É isso mesmo! Estes dois nomes se referem à mesma condição de saúde, um problema ósseo nas vértebras da coluna. O nome de osteofitose é por causa dos osteófitos que surgem entre duas vértebras e acabam causando dor.
Venha conosco neste texto que vamos falar mais sobre o tema. Você vai conferir o que é bico de papagaio na coluna, os sintomas e os tratamentos, confira!
O que provoca o bico de papagaio?
Vamos, em primeiro lugar, mostrar o que é bico de papagaio. Esta doença é uma alteração nos discos ósseos que formam a coluna vertebral. São estes ossos, separados pelos anéis intervertebrais, que formam a nossa coluna. Mas qual seria essa alteração?
São os chamados osteófitos, pequenos aumentos ósseos em forma de gancho que aparecem nas extremidades dos ossos. Imagine uma vértebra com uma saliência óssea para baixo e, logo depois, uma com outra para cima. Provavelmente, elas entrariam em atrito, mesmo com a proteção da cartilagem, e geraria a dor. Aliás, o bico de papagaio tem sua piora pela degeneração do disco cartilaginoso.
Agora, a osteofitose leva o nome popular de bico de papagaio porque estas alterações se assemelham ao bico da ave. Portanto, ao invés dos ossos ficarem alinhados, eles formam estas pontas nas extremidades. Este problema é mais comum em pessoas com:
- idade avançada;
- mulher acima dos 40 anos;
- obesidade;
- má postura;
- lesões anteriores;
- histórico genético.
Quais são os sintomas de bico de papagaio?
Estas pontas nos ossos podem acontecer em uma vértebra, mas é comum surgir em vários pontos da coluna. Com o avanço da doença, o bico de papagaio afeta a funcionalidade da coluna vertebral, limitando os movimentos. Por isso, é fundamental prestar atenção aos sintomas e procurar um médico assim que possível. Os sinais da osteofitose são:
- dor nas costas;
- rigidez na coluna;
- menor mobilidade;
- dormência ou formigamento;
- fraqueza nas costas;
- problemas posturais.
Os sintomas variam de acordo com o agravamento da doença, mas geralmente começa com uma dor e rigidez na coluna. Entretanto, nos casos mais graves ela provoca fraqueza e problemas posturais.
Como vimos, alguns fatores de risco não são possíveis de alterar, como histórico familiar. Por outro lado, levar uma vida saudável ajuda a prevenir o problema, como manter a postura correta, evitar pegar peso de forma errada, praticar exercícios físicos e se manter no peso.
Mas e o diagnóstico?
Quando você procura um médico com os sintomas relacionados acima, ele fará exames clínicos e de imagem para diagnosticar o problema. Para o bico de papagaio, a avaliação médica inclui o histórico do paciente e testes físicos.
Além disso, o profissional de saúde pedirá exames de imagem, como um raio X ou uma ressonância magnética da coluna vertebral. Eles vão mostrar, com clareza, a formação dos osteófitos e a localização deles.
Se o paciente tiver mesmo o bico de papagaio, o médico inicia um plano de tratamento conforme a gravidade do caso. O profissional também vai avaliar as condições físicas para iniciar as terapias.
O que fazer para curar bico de papagaio?
O bico de papagaio não tem uma cura definitiva, já que mesmo fazendo os procedimentos corretos, nada impede de o problema voltar. Entretanto, a terapia é multidisciplinar, envolvendo várias áreas, e traz qualidade de vida e evita as crises de dor.
O médico indicará o tratamento de acordo com a gravidade, mas medicamentos para aliviar a dor e a fisioterapia são comuns. Dentre os remédios estão os analgésicos, anti-inflamatórios e até mesmo relaxantes musculares.
Já a fisio ajuda a melhorar a flexibilidade da coluna, que costuma ter prejuízos com o bico de papagaio. Além disso, ela recupera a força muscular e a postura, fortalecendo as costas e o pescoço. Outras terapias que ajudam a amenizar a dor são as infiltrações de medicamentos no lugar afetado e até mesmo a cirurgia, nos casos mais graves. Dessa maneira, os osteófitos são retirados, aliviando a pressão no local, mas isso se torna a melhor opção apenas quando os outros métodos não trouxeram resultados.
Que médico devo procurar?
Mostramos neste texto o que é bico de papagaio, além dos sintomas, o diagnóstico e os tratamentos. O médico responsável por avaliar o paciente e indicar a melhor terapia é o ortopedista, então procure um de confiança.
Ele irá te explicar, por exemplo, a diferença entre hérnia de disco e o bico de papagaio.