Muitas etapas da metrologia são esquecidas, ou executadas inadequadamente, por exemplo a Qualificação dos Provedores Externos, é uma dessas. Não pela dificuldade de implementação, mas talvez por achar um assunto de menor relevância. Mesmo nas empresas que tem um Sistema da Qualidade implementado e que passam por auditorias frequentes (ISO 9001, ISO 14.000 ou ISO 22.000, tem problemas nesta etapa do processo.
Destacamos que todos os Provedores Externo, de qualquer produto ou serviço, precisam ser antes qualificados, como faz a ABNT NBR ISO / IEC 17025 (norma para gestão de Laboratórios de Calibração e Ensaio), no seu “item 6.6 – Produtos e Serviços Providos Externamente” diz que todas as dúvidas devem ser resolvidas antes que a entrega dos serviços / produtos comecem.
1.0 – Qual é o Objetivo desta Qualificação?
1.1 – Conhecer a Estrutura do Fornecedor
O principal objetivo desta qualificação, é conhecer a estrutura do fornecedor, e ver se este tem condições para entregar o que se precisa, isto é feito via preenchimento de um formulário.
Um item bastante crítico na vida de qualquer empresa, não importando o seu tamanho e quantidade de itens que precisam ser calibrados / controlado, é sempre o fornecimento de serviço de calibração. Na escolha do fornecedor de serviço, a empresa interessada na contratação recebe duas ou três propostas, de fornecedores, que nunca ouviu falar e a escolha se dá unicamente com base no preço, sem nenhuma qualificação prévia, questionário, visita, ou pesquisa de qualquer natureza.
Nesta avaliação / qualificação, é preciso checar se o provável fornecedor tem: padrões (classe e quantidade), se seus padrões são calibrados num laboratório RBC, se tem procedimentos adequados, se os cálculos são validados, se as fontes de incertezas consideradas são adequadas, se tem pessoal treinado com conhecimento para realizar as calibrações, se tem alguma certificação ISO 9001 ou melhor ainda, RBC (ISO 17025), ou se tem algum Sistema de Qualidade implementado, mesmo sem uma norma de referência etc.
Se tiver por exemplo, uma acreditação ISO 17025, não é preciso preencher todo o questionário da qual falaremos no item a seguir, bastando apenas enviar cópia do certificado de acreditação RBC.
1.2 - A Qualificação - Questionário
A qualificação pode ser feita de duas maneiras, porém sempre com base em um questionário. Este questionário pode ser levado e preenchido nas instalações do Provedor, o que é preferível, ou ainda, ser enviado por email, para que o candidato preencha, quando se tem grandes distâncias e custos elevados para isso.
A contratação de um Provedor Externo de Serviços ou Produtos, sem qualquer qualificação, é um pouco de amadorismo, é contar com a sorte nesta escolha.
O questionário, possui todas as perguntas necessárias, para você levantar mesmo à distância (caso o questionário seja enviado por email), se o candidato a Provedor, possui todas as condições necessárias para lhe prestar um serviço de qualidade.
Exemplo 1:
Tenho uma balança semi-micro, ou seja, resolução de 0,000 01 g. Meu candidato a Provedor, precisa ter pesos padrões com classe E2 (preferível) ou até F1, classes piores que isso, por exemplo (F2, M1, M2 e M3), não são aceitáveis neste caso.
Exemplo 2:
Tenho termômetros com resolução de (0,01 °C), o meu Provedor de Serviço, precisa ter um padrão com resolução de (0,001 °C), para servir para calibrar o meu, apenas baseado na resolução.
Exemplo 3:
Preciso que seja calibrado o valor de (500 °C) do meu termômetro especial. Meu Provedor tem em seus padrões de referência, este valor calibrado? Se tiver um valor maior que (500 °C), já servirá, mas também este candidato, terá que gerar os (500 °C) necessários à calibração, ele consegue fazer isto, tem por exemplo Fornos ou Banhos Termostáticos para isso?
Outra pergunta prudente: é analisar os certificados já emitidos, caso seja a primeira vez que este Provedor vai trabalhar com você, e analisar criticamente para ver se os certificados são também consistentes, ou se já enxerga problemas ou necessidades de mudanças nestes documentos de suma importância para o Sistema da Qualidade e para o objetivo principal desta contratação.
Nota 1:
Este Questionário é só um exemplo, novas perguntas devem inseridas ou retiradas, conforme sua necessidade.
1.3 – Questionário de Qualificação de Fornecedor
Exemplo:
QUESTIONÁRIO PARA QUALIFICAÇÃO
PROVEDOR DE SERVIÇO DE CALIBRAÇÃO DE PADRÃO RBC
1 - Dados do Provedor Externo:
Razão Social:___________________________________________________
Endereço: _______________________________________________________
Cidade - UF:______________________________ CEP: _________________
Contato: __________________________ Setor: _______________________
2 - Área de Atuação da Empresa:
_______________________________________________________________
A Empresa possui acreditação RBC (válida)?
a) - Caso a empresa possua, anexar cópia dos Certificados, não sendo necessário responder o questionário abaixo:
b) - Caso a empresa não possua, deverá responder as perguntas a seguir:
3- Os certificados emitidos indicam:
4 - São estabelecidos e mantidos procedimentos documentados para atividades de inspeção no recebimento, no processo de calibração e na entrega do certificado de calibração e sua rastreabilidade?
_______________________________________________________________
5 - Existem procedimentos documentados para controlar, calibrar e manter os equipamentos de inspeção, medição e ensaios, para demonstrar a conformidade do produto e com os requisitos especificados?
_______________________________________________________________
6- Os produtos são identificados quanto à situação de inspeção e ensaio de forma a garantir que somente produtos aprovados serão utilizados?
_______________________________________________________________
7- A empresa tem estabelecido, documentado e mantido procedimento para manuseio, armazenamento, embalagem e expedição.
_______________________________________________________________
8- Todos os padrões são rastreados à RBC ou à outra rede de metrologia nacional ou internacional?
_______________________________________________________________
9- A empresa mantém pessoal qualificado e treinado, para a realização das calibrações?
_______________________________________________________________
10- A empresa comunica ao interessado, quando o instrumento não tem condições de ser calibrado?
_______________________________________________________________
11- Estão estabelecidos e mantidos procedimentos documentados, para identificação e rastreabilidade do produto desde o recebimento, incluindo todos os estágios de calibração e expedição do item?
_______________________________________________________________
12- Os programas ou planilhas de cálculo da Incerteza Expandida e outros dados, são validados manualmente e existe uma sistemática para esta atividade?
_______________________________________________________________
Importante: Com a devolução do presente questionário preenchido, nossos auditores da qualidade ficam autorizados a fazerem uma visita às instalações, se negociada com antecedência, visando verificar pessoalmente as informações desse questionário.
_____________________________________
Local e data
_____________________________________
Responsável pelo preenchimento
Autor: Abdias Barbosa
(i) - Gerente Técnico da ABD Metrologia; (ii) - Avaliador da CGCRE / Inmetro (RBC), para diversas grandezas; (iii) - Consultor para implementação RBC de diversas grandezas (Balança, Peso Padrão, Massa de Peça Diversa, Temperatura e Umidade, Pressão, Vazão, Volume e Massa Específica); (iv) - Consultor para implementação da calibração de novos equipamentos; (v) - Instrutor para assuntos Metrológicos (Cálculo da Incerteza, Interpretação de Certificado, Montagem de Critério de Aceitação, Qualificação de Provedor Externo) etc.
Email: [email protected] // Fone: (19) 99693- 0372